Reflexão #3 – trecho de Big Fish & Begonia


     Hey, sonhadores! ❤

   O filme Big Fish & Begonia (Liang Xuan & Chun Zhang)  está no catálogo da Netflix  é filosófico, porque nos apresenta um pouco da filosofia chinesa (os diretores usaram o taoísmo como base para a película) e, além disso, aborda o sacrifício, a amizade e o amor. Uma das mensagens que o filme nos passa é que a vida é uma jornada e acrescento que a vida é feita de escolhas – nesse caso, de seguir (ou não) o seu coração


      Para a nossa reflexão, segue um trecho da fala da Chun:

"Você acredita em milagres? A vida é uma jornada. Quantos ciclos de vida temos esperado pela oportunidade de aproveitar essa jornada? A vida é curta e todos nós temos que ir um dia. Nós poderíamos ser um pouco mais ousados. Apaixonar-se. Escalar uma montanha. Perseguir um sonho. Sim, não faz mal ser um pouco mais ousado. Há muitas coisas que não entendo. Há muitas perguntas que não posso responder. Mas eu acredito que o Céu nos deu a vida para nós criarmos milagres."

   Esse trecho me lembra a fala da Monja Coen no podcast Poucas, de Caue Moura:


"Transitoriedade: nada é fixo, nada é permanente. E não é só aproveitar, vamos apreciar (eu diria mais). Apreciar enquanto estamos vivos."


   E vocês devem estar pensando "De novo a Karen falando que temos que aproveitar o tempo?" Sim, acho que não é demais falar sobre esse tema, até porque só o agora é garantido. Ademais, quando a Chun diz que devemos ser um pouco mais ousados e a Monja Coen, para apreciarmos enquanto estamos vivos, isso quer dizer também que devemos ter o hábito de agradecer: Pelo que sou grato hoje? Uma coisa que nos ajuda a responder essa pergunta é criarmos o hábito de escrever todo dia três fatos pelos quais somos gratos. Isso nos traz alguns benefícios de assimilarmos como a jornada é curta, entre os quais destaco:
i) perceber a efemeridade da vida;
ii) contemplar a beleza das coisas;
iii) valorizar as pessoas que amamos;
iv) compreender que nós criamos os milagres;
v) entender que devemos desfrutar melhor o tempo;
vi) apreender que devemos fazer hoje o que postergamos para amanhã.

Espero que as minhas considerações tenham ajudado vocês de alguma forma. Um abraço e até o próximo post! o/




Comentários

Postar um comentário