Hey, sonhadores! ❤
Enquanto houver tempo, de Paola Scott, é um livro que deixa o coração quentinho — que te faz acreditar que o amor é possível. A história é sobre o workaholic Dante que, após o infarto e a insistência de sua irmã Polianna, resolve tirar uns dias de férias na região serrana de Santa Catarina e lá ele conhece Gaia que é proprietária de um sítio que cultiva macieiras — a maçã se torna um elemento importante.
O título é sugestivo, porque sabemos o que acontece com Dante no prólogo e também com o que descobriremos sobre Gaia ao longo da leitura (eu desconfiava dessa parte). Ou seja, o tempo é a palavra-chave da obra. Por isso, Gaia ensina a Dante que o tempo é aqui e agora e que ele deve desacelerar para aproveitar o presente. Segue um trecho no qual Gaia explicita melhor sobre o assunto e nos faz refletir em como estamos levando a vida: de forma rápida ou aproveitando cada momento?
"O tempo sempre será curto se você pensar que está deixando para viver depois. Depois que eu me formar, que conseguir um bom emprego. Depois que comprar minha casa, que trocar o carro, que tiver filhos, que eles crescerem. E nessa espera para viver, se passaram quantos anos? [...] Mas a vida é assim. Por isso não devemos ficar esperando. Nunca se sabe qual será seu último dia aqui na Terra. Ou o último dia das pessoas que você ama." (Capítulo 6)
Essa frase complementa o trecho acima.
Uma das coisas que gostei do livro, além de ser um romance de aquecer o coração, de abordar a valorização do hoje e da leitura ser fluida, é o fato da escritora ter citado uma música e ter colocado trecho de outras no decorrer da obra — não preciso dizer que as músicas se encaixam perfeitamente com os acontecimentos, né? Por essa razão, resolvi compartilhá-las na ordem em que aparecem:
I. Society — Eddie Vedder (capítulo 1)
II. Water under the bridge — Adele (capítulo 3)
III. Um violeiro toca — Almir Sater (capítulo 6)
IV. No rastro da lua cheia — Almir Sater (capítulo 8)
V. Diamonds — Rihanna (capítulo 10)
VI. Coming back to life — Pink Floyd (capítulo 15)
VII. Hymn for the weekend — Coldplay feat. Beyoncé (capítulo 17)
VIII. Rise — Eddie Vedder (capítulo 19)
IX. Tocando em frente — Almir Sater (capítulo 22)
X. Dusk till dawn — Zayn feat. Sia (capítulo 23)
XI. My kind of love — Emeli Sandé (capítulo 27)
XII. Better love — Hozier (capítulo 29)
XIII. Just breathe — Pearl Jam (capítulo 31)
XIV. Three little birds — Bob Marley (capítulo 33)
XV. Trem-bala — Ana Vilela (epílogo)
Uma sugestão: ouça as músicas durante a leitura — sim, é uma dica de uma leitora que lê ouvindo música. Um abraço e até o próximo post! o/
❊
Desacelerar é necessário, esse ano, mais do que nunca percebemos isso. Cada dia é valioso, não pode ser desperdiçado.
ResponderExcluirConcordo plenamente, Ruthinha!
Excluir